Muitas IES mandam e-mails para os candidatos, publicam conteúdo nas redes sociais e há inclusive quem seja atento o suficiente para publicar conteúdos em blogs e fazer disso a base das informações que compartilha por seus outros canais. 

Mas tem um recurso que ainda não é aproveitado por todas as instituições de ensino superior que buscam escalar a sua captação de alunos: o uso de SMS. 

Com tanta interação acontecendo em aplicativos de mensagens, redes sociais, softwares e plataformas para videoconferências, entre outros canais, quem diria que as mensagens de SMS seriam tão importantes em uma estratégia de marketing educacional.

É o retorno de uma das formas mais antigas de comunicação entre celulares, revisitadas e com novo poder. E não é que todo mundo voltou a conversar via SMS. O que está acontecendo é que para alguns tipos de comunicação, o SMS tem claras vantagens sobre os outros. 

Com este artigo, vamos dar alguns bons argumentos para você convencer a mesa diretora de sua IES a começar a apostar em marketing com mensagens de SMS. Veja porque isso pode ser um divisor de águas na sua captação de alunos agora em 2021!

SMS marketing em números

Só pra começar, que tal uma das melhores estatísticas sobre as taxas e performances do uso de SMS marketing?

As mensagens de texto têm um índice de abertura de nada menos do que 98%. Um engajamento bem superior à abertura de e-mails, com 20% (fonte: mobile marketing watch). 

Sabemos como já é difícil fazer com que nosso público-alvo abra nossas mensagens, independentemente do canal utilizado. Mas imagine ter um canal que, além de ser aberto por praticamente todas as pessoas, ainda acumula uma taxa de resposta de 45%.

Parece até algo fora da realidade, não? Por quanto tempo sua IES esteve mandando e-mails e mensagens por outros canais, gastando esforços de pessoal para não obter quase nada de resposta dos candidatos?

Por um lado, não podemos culpar iniciativas anteriores ao marketing via SMS por não ter a mesma performance que a boa e velha mensagem de celular. Quem imaginaria que esse meio, que parece mais frio e distante, é capaz de gerar mais engajamento e aproximação? 

CRM + SMS = Sucesso 

Já que estávamos falando de SMS em números, que tal escalar exponencialmente suas campanhas de envio de mensagens usando um CRM educacional

Como no caso dos outros canais de comunicação, que podem ser integrados à plataforma de gestão de clientes, o envio e recebimento de SMS também pode ser escalado e gerenciado a partir do mesmo software. 

Mais do que escalado: planejado para atuar pontualmente e fazer com que sua IES deixe de gastar com horas e horas de pagamentos a trabalhadores que precisam filtrar as mensagens que chegam para começar a resolver qualquer situação. 

Juntando o potencial do SMS com as conveniências de um CRM, sua IES vai ver como o uso da inteligência artificial pode modificar totalmente a forma como vocês atendem às consultas de alunos e futuros alunos. 

Em primeiro lugar, sua instituição de ensino pode programar o seu próprio ChatBot para lidar com as mensagens de entrada. Ou seja, quando as pessoas escreverem para sua IES, o Bot vai tentar resolver ele mesmo o problema. Caso não consiga, ele repassa o atendimento para um humano. 

No começo, o seu Bot não vai saber de tudo. Mas aí é que entra a Inteligência Artificial: o seu ChatBot vai aprender continuamente, sendo capaz de responder e resolver muito mais coisas com o passar do tempo.

Peça licença

Poderíamos seguir mostrando números que comprovem como o SMS marketing tem tudo para seguir conquistando adeptos — e clientes — em 2021 e nos próximos anos. Mas, agora, talvez seja mais importante começar a entender como você tem que fazer para poder passar por essa porta, com autorização prévia. 

Todo mundo sabe que em vendas, se a pessoa lhe der licença para que você entre em contato com elas, há mais chances de começar uma comunicação mais eficiente e com possibilidade de conversão. 

Não corra o risco de ser intrometido. Os leads precisam ter a oportunidade de escolher receber as mensagens SMS antes que você comece a mandá-las. Consiga a autorização de alguma forma, pela sua página, pelos e-mails que você mandar, criando landing pages, etc.

Estabeleça contato

Pode passar? Tudo ok e seu lead disse que você pode mandar SMS para ele? Fabuloso. Agora, não mande quase nada para ele e prepare o terreno antes de qualquer coisa. Se a pessoa já tem algum compromisso com sua IES, ou demonstrou interesse em algum curso, hora de lembrá-lo disso. 

Mande um recordatório. Avise que o prazo de inscrição do vestibular acaba em X dias, que há novidades sobre o curso que ele escolheu ou qualquer outro assunto pertinente para os candidatos a alunos (e também para alunos já ingressados).

Escreva pouco, seja sintético e tão claro como cristal. Para que realmente funcionem, as mensagens SMS precisam ter “cara de mensagem SMS”. Isso significa que elas devem ser curtas, diretas e já com a CTA ou alternativa a escolher para a pessoa não ter que pensar sobre o próximo passo. 

Sua IES não pode abrir mão de usar o SMS marketing porque ele é barato, eficiente, automático, simples e extremamente bem aceito pela maioria das pessoas. 

Agora, para colocar esse motor em funcionamento, é preciso preparar as bases da comunicação. Isto é, o que vai ser dito, como, por quais meios e como. Pense em tudo isso antes de começar.

Neste caso, o ideal é contar com os serviços de quem entende do assunto, tem experiência e sabe o que pode fazer pela sua universidade. 

É preciso trabalhar com inteligência e método para resolver os problemas da captação de alunos. E uma das maneiras de se fazer isso é aproveitando todo o potencial das mensagens de texto. Quer saber como fazer isso?

Leia o post Escale sua captação de alunos com SMS!

Assine a newsletter e receba as atualizações do blog!