Com o domínio de aplicativos de chat, canais nas mídias sociais e outros meios para engajar estudantes em potencial na internet, é fácil esquecer de algumas outras soluções.

Mas elas estão lá, e por mais que não sejam tão modernas ou populares, elas são iguais ou até mesmo mais poderosas que campanhas no Facebook, publicidade no Instagram ou contatos via WhatsApp.

Um exemplo bastante representativo é a mensagem de texto ou SMS. Ela mudou um pouco desde que nasceu, há décadas. Mesmo assim, continua oferecendo uma tremenda oportunidade para atingir seu target de alunos e dar um empurrãozinho para que eles se inscrevam em sua IES. 

Você já pôde conferir o poder das mensagens de texto no artigo Como escalar a captação de alunos com SMS. Mas vamos retomar alguns dados interessantes:

A velocidade de abertura de mensagens SMS chega a impressionantes 90 segundos. Isso sem contar que 76% dos entrevistados acreditam que as SMS são mais convenientes e que 63% informou que as mensagens de texto são menos disruptivas que outros formatos de comunicação. 

E já que praticamente todos os telefones celulares podem mandar e receber mensagens de texto, isso significa que o desenvolvimento de uma estratégia inteligente de SMS pode chegar a ter um impacto bastante positivo nos esforços de recrutamento da sua instituição de ensino superior. 

Agora, só falta definir o que sua IES vai querer fazer com as mensagens de texto. Exatamente pensando em te ajudar com isso, criamos este artigo com 3 formas de usar mensagens de texto no marketing educacional. 

Siga conosco e confira!

#01 Para estabelecer o contato inicial com seus prospects

Instituições de ensino superior que queiram ganhar um lugar ao sol entre estudantes que ainda estejam no começo de sua jornada de pesquisas podem tirar benefícios ao criar um plano de marketing com mensagens de SMS. 

Nesse estágio da busca por uma faculdade, as pessoas ainda estão fazendo pesquisas sobre várias instituições de ensino, o que as deixa com a atenção dividida entre as várias opções. 

Aqui, estabelecer uma forma de comunicação mais direta e até mesmo intimista como as mensagens de texto é algo capaz de manter sua IES presente nos pensamentos dos alunos em potencial. 

Inicialmente, você pode dar um caráter de suporte às suas primeiras mensagens de texto. Uma vez que você tenha o contato do lead, o próximo passo é aprofundar a comunicação. 

Por exemplo, sugira uma ligação telefônica com o candidato a estudante universitário. Nada melhor do que a voz de uma pessoa de verdade, disposta a tirar dúvidas e ajudar nas decisões. 

#02 Agradecer pela atenção e construir uma relação

Não deixe de agradecer a todos os seus potenciais alunos pelo interesse em estabelecer contato com sua IES. Isso é uma forma simples de ser educado e atencioso, e vocês só têm a ganhar com uma mensagem de texto com um “muito obrigado!”. 

Mas vamos além. Relacionamentos também são feitos em base a coisas que despertem o interesse no outro. Melhor ainda quando ele pode participar de algo que lhe atrai. 

Por exemplo, use as mensagens de texto via SMS para convidar os pré-universitários para conhecer o campus. Outra opção é criar palestras informativas (virtuais ou online) para mostrar tudo que sua instituição tem a oferecer. 

Neste ponto da comunicação, é fundamental não exagerar na quantidade de mensagens. Com só uma SMS na semana de um evento já é possível chegar a muita gente: lembre-se de que as pessoas provavelmente vão ler sua mensagem, então não precisa mandar várias

#03 Criar um serviço de subscrição via SMS

De certa forma, as mensagens SMS não são tão diferentes do envio de um e-mail. Então, por que não aproveitar uma das táticas mais conhecidas no e-mail marketing e criar listas para o envio de mensagens de texto?

Coloque um formulário em sua página para que os usuários informem seus meios de contato e possam optar por receber notificações de conteúdos de seu interesse via SMS. 

A lógica é a mesma do e-mail marketing: estabelecer uma comunicação com pessoas que estejam receptivas às informações que você vai entregar. Logo, por exemplo, se você tiver um blog post que seja do interesse do público da lista SMS, envie um link encurtado para que eles possam entrar. 

Sendo mais agressivos ainda no estímulo à comunicação via mensagens de texto, sua IES pode oferecer descontos para o público SMS, fazer sorteios de brindes com material da instituição (livros, roupas, etc) ou eliminar algumas taxas para quem se inscrever usando o link de uma mensagem. 

Como não são mensagens essenciais e podem não ser de interesse de parte do seu público-alvo, é melhor que elas sejam enviadas somente para quem se inscreva na lista de mensagens opcionais, com este tipo de oportunidade. Há várias formas de segmentar alunos, como a segmentação contextual.

E como executar as campanhas?

Para operacionalizar todas as opções de uso do SMS no marketing educacional que citamos hoje, nada melhor do que contar com os benefícios de usar um CRM.

Devido ao massivo volume de dados e de potenciais alunos, sem um software de automação, é literalmente impossível administrar todos os envios de mensagens de texto, as sequências de conteúdos, a segmentação de leads, etc.

Em um CRM, sua IES poderá aplicar toda a inteligência estratégica  da consultoria especializada em marketing para instituições de ensino que trabalhe com vocês. Assim, a coleta de dados e informações podem ser aproveitadas tanto para as campanhas como para obter insights. 

Já que existem inúmeros usos possíveis para as mensagens de texto em suas campanhas de captação e na jornada de inscrição dos alunos, um CRM resolve tudo isso de uma só vez. 

Melhor ainda: um software concentra todas as informações que você precisa em um só lugar: andamento das campanhas, performances e estatísticas obtidas com envios, comparativos entre iniciativas entre diferentes canais. Ou seja: resultados em tempo real para sua IES acertar mais no marketing. 

Agora que você já conhece três maneiras de usar mensagens de texto no marketing educacional, não deixe de conferir também o post SMS marketing: por que sua IES não pode abrir mão dessa estratégia em 2021!

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